1º DIA LISBOA ou PORTO / …
Comparência no aeroporto 3 horas antes da partida. Formalidades de embarque e partida em voo com destino a Kathmandu, via cidade (s) de conexão. Refeições e noite a bordo.
2º DIA SA – … / KATHMANDU
Chegada à capital do Nepal, um paraíso terrestre no coração dos Himalaias que muitos consideraram ser o famoso e remoto Shangri-La, descrito na obra de James Hilton, Horizonte Perdido, em 1925. Assistência e transfer ao hotel. Quarto disponível a partir das 14h/15h (para ter quarto logo disponível é necessário adicionar noite extra, preço sob consulta). Apesar dos estragos provocados pelo terramoto de 2015, a cidade já se reergueu e a sua alma continua intacta. Vibrante capital do Nepal, é um fascinante centro cultural e espiritual, repleto de templos históricos e rodeado pelos majestosos Himalaias. Percorra as ruelas admirando o património artístico e cultural que atravessa os tempos. Fotografe as maravilhas (flores cor-de-laranja) dos templos e os típicos pátios onde se secam malaguetas e arroz. Alojamento.
3º DIA MP – KATHMANDU (SWAYAMBUNATH - PATAN)
Pequeno-almoço. De manhã, visita panorâmica de Kathmandu, conhecendo a Casa-Templo de Kumari (a Deusa Viva), símbolo da energia divina feminina e idolatrada por alguns hinduístas e budistas nepaleses. Este título, que significa virgem em nepalês, é temporário, sendo concedido às meninas na pré-puberdade que pertençam ao clã Shakya. Uma tradição religiosa controversa que já encontra alguma resistência no país. De seguida, visita da grande stupa de Swayambunath, um lugar mitológico e o segundo centro de peregrinação mais importante do Nepal. Encante-se com os olhos de Buda, pintados nas quatro faces da torre, e siga os macacos sagrados que saltitam nesta colina do vale de Kathmandu. Continuação para Patan. Visita ao Conjunto Palaciano de Patan, situado na Durbar Square de Patan e um dos mais impressionantes exemplares da arquitetura e cultura newar. Este complexo histórico, reconhecido como Património Mundial pela UNESCO, abriga templos, pátios decorados e o Museu de Patan, que exibe arte e relíquias da tradição budista e hindu. (opcional PC almoço em restaurante local durante o percurso). Jantar e alojamento.
4º DIA PC – KATHMANDU / CHITWAN
Pequeno-almoço. Partida para o Parque Nacional de Chitwan, uma colorida selva asiática escondida no meio das montanhas brancas e geladas do Nepal. Uma área de planícies tropicais (Terai) que se estende ao longo da fronteira com a Índia e onde vivem os tharu, um povo resiliente que conseguiu resistir à malária e partilhar este território selvagem com tigres e rinocerontes. Devido à abundância de água e à fertilidade da terra, os nepaleses concentraram-se nesta zona e transformaram-na na “despensa do país”. No entanto, neste antigo território de caça, a natureza é quem mais ordena e esse poder está consagrado na conservação da vida selvagem. Encontre incríveis espécies ameaçadas como o urso indiano, o tigre de bengala e o rinoceronte num santuário da vida selvagem com orfanatos de elefantes e centros de criação de crocodilos palustres. Chegada e transfer ao hotel. Almoço. Tarde livre. Jantar e alojamento.
5º DIA PC – CHITWAN
Partida ao nascer do dia (guia em inglês) para visitar o Parque Nacional de Chitwan. Ouça a música da natureza e veja a luz a trespassar as árvores, iluminando as aves que se empoleiram nos ramos e denunciando a presença de crocodilos cobertos de lama e realização de um safari. Regresso ao hotel para tomar o pequeno-almoço. Resto de manhã livre. Depois do almoço, realização da visita ao povo nativo: Tharu, o principal grupo étnico que habita nos distritos do Terai Ocidental desde tempos ancestrais. Os Tharu desenvolveram uma sociedade única, com um sistema auto-suficiente de justiça, religião e rituais organizados através do sistema Pragana. Historicamente, esta tribo tinha acesso privilegiado aos recursos naturais dos seus territórios, beneficiando das riquezas da terra onde se estabeleceram. Por estar cercada por densas florestas infestadas de malária, a região do Terai manteve-se praticamente inexplorada, garantindo a liberdade e preservação da identidade cultural dos Tharu. Este isolamento contribuiu para o desenvolvimento de uma língua, religião e tradições próprias, criando uma herança rica e distinta, que se reflete no seu modo de vida atual. Jantar e alojamento
6º DIA MP – CHITWAN / POKHARA
Pequeno-almoço. Partida para uma nova etapa da viagem: Pokhara. Chegada e check-in no hotel. Situado a uma altitude de 827 metros e a 200 km de Kathmandu, o vale de Pokhara é um dos pontos mais pitorescos e mágicos do Nepal. Esta cidade encantada, ponto de partida para explorar a cordilheira mais alta do mundo, seduz com a beleza e serenidade dos lagos e levanta o véu da magnificência dos picos dos Himalaias. (opcional PC almoço em restaurante local). De tarde, realização de um passeio de barco no Lago Fewa (1 hora de duração aproximadamente), o segundo maior do país. Veja o reflexo das montanhas, observe um dos mais antigos templos, Barahi, e aviste a maior parte dos hotéis, restaurantes e lojas de artesanato da cidade. Dependendo da hora de chegada e das condições atmosféricas, este passeio poderá passar para o dia seguinte. Jantar e alojamento.
Nota: O passeio de barco pode ser realizado no dia seguinte, sendo que está sujeito à hora de chegada e às condições climatéricas.
7º DIA MP – POKHARA
Pequeno-almoço. Visita panorâmica de Pokhara (meio dia). Deixe-se conquistar pelas fantásticas vistas dos picos dos Himalaias, os “Deuses da Montanha”: Machapuchare (Rabo de Peixe) – 6993 metros de altitude; Dhaulagiri (Montanha Branca) - 8167 metros de altitude; Annapurna (Deusa das Colheitas) – 8091 metros de altitude; entre outros. Explore as maravilhas naturais da cidade dos sete lagos e cinco grutas, antigo lugar de passagem das rotas comerciais entre a Índia e o Tibete. (opcional PC almoço em restaurante local durante o percurso). Jantar e alojamento.
8º DIA MP – POKHARA /KATHMANDU (voo doméstico) - BOUDHANATH – PASHUPATINATH
Pequeno-almoço. Transfer para o aeroporto e voo para Catmandu. Chegada e transfer para o hotel. (opcional PC almoço em restaurante local durante o percurso). À tarde, visita a Boudhanath, uma das maiores estupas do mundo (um monumento funerário que contém cinzas ou relíquias de figuras budistas importantes). Siga a tradição tibetana, caminhando no sentido horário sob os cavalos do vento (coloridas bandeiras de oração) e sob o olhar atento dos olhos de Buda. Em seguida, visita ao Templo de Pashupatinath, um dos templos hindus mais sagrados do Nepal. Aqui, pode observar os rituais de cremação ao longo do rio Bagmati, um afluente do Ganges. Tempo livre para explorar praças medievais e ruas estreitas com arquitetura antiga, templos, monumentos, estátuas, pagodes, artesanato e arte tradicional nepalesa. Jantar e alojamento.
9º DIA APA – KATHMANDU / PARO (Voo internacional)
Pequeno-almoço. Em hora a combinar, transfer ao aeroporto. Formalidades de embarque e saída em voo com destino a Paro. Chegada, formalidades aduaneiras e assistência e transfer a Thimpu (1h). Paragem e visita a Simtokha Dzong, uma fortaleza antiga do reino, atualmente uma escola de estudos religiosos e culturais. Visita ao National Memorial Chorten, em memória ao antigo rei Jigme Dorji Wangchuck. Seguimento para Thimpu, a capital do Butão. Este é o centro do governo, religião e comércio, uma cidade única, que balança o progresso moderno com as tradições antigas. Apesar de haver concentração populacional, é talvez ainda a única capital do mundo que não usa semáforos. De tarde, explore a rua principal e o mercado. Visite também o Bazar de Artesanato local, para descobrir as belas artes tradicionais de Butão. Aqui pode comprar têxteis feitos à mão, pinturas Thangkha, máscaras, cerâmica, esculturas em ardósia e madeira, jóias e artigos feitos com materiais locais. Jantar e alojamento.
10º DIA PC – THIMPU
Pequeno-almoço. Visita panorâmica à capital. Passeio pelo Hair Memorial Chorten, uma stupa dedicada ao terceiro rei do país, o promotor do desenvolvimento do Butão. De seguida, visita à Biblioteca Municipal, repleta de manuscritos, textos ancestrais e cavalos de vento (panos coloridos contendo orações), o Museu Têxtil, admirando coroas e outros acessórios reais, e ao Museu do Património Cultural, um livro vivo de história que conta a história da vida rural butanesa. Descubra um Trashichhoedzong, o centro religioso e administrativo do Butão. Uma "fortaleza da religião gloriosa" e a casa de verão do corpo monástico do reino. No local existem dois alojamentos de monges e é onde se encontra a sala do trono do rei. Almoço durante o percurso. Jantar e alojamento.
11º DIA PC – THIMPU / PUNAKHA
Pequeno-almoço. De manhã cedo, saída em direção a Punakha, passando pelo Desfiladeiro de Dochu-la, a 3.088 m, com uma breve paragem para admirar a Stupa e as bandeiras de oração, colocadas no ponto mais alto da estrada. Se o céu estiver limpo, será possível contemplar o pico mais alto dos Himalaias em todo o seu esplendor. Durante o trajeto, é possível avistar alguns dos picos mais elevados (sempre que as condições climáticas permitam). No percurso, visita ao Mosteiro Chimi Lhakhang. Continuação da viagem para Punakha, que, antes de Thimphu, foi a capital de inverno do país devido ao seu clima mais ameno. Visita ao Punakha Dzong, construído em 1637, no encontro dos rios Pho Chhu e Mo Chhu. Almoço durante o percurso. Jantar e alojamento.
12º DIA PC – PUNAKHA / PARO
Pequeno-almoço. Pela manhã, saída em direção a Nezergang, onde, após um passeio, visitará o templo Khamsum Yueley Namgyel, erguido pela Rainha-Mãe em 1999 para a proteção do país e a promoção da paz universal. Continuação da viagem para Paro. Chegada e visita ao Mosteiro Rinpung Dzong, construído em 1646 e cujo nome significa “Fortaleza de muitas jóias”. Almoço durante o percurso. Jantar e alojamento.
13º DIA PC – PARO
Pequeno-almoço. Visita, a pé, ao Mosteiro Taktsang, que significa "Ninho do Tigre", também conhecido como Paro Taktsang, um complexo de templos budistas mais famosos do país e o ícone cultural do Butão. Situa-se na lateral de um penhasco, a cerca de 3000 metros acima do nível do mar, e o vale montanhoso de Paro é o coração do Butão. A particularidade do mosteiro é a sua localização isolada, torna-o extraordinariamente belo e único. Após 1h de caminhada, pausa na cafetaria para se refrescar e apreciar a sublime vista do mosteiro. Continuação da caminhada, cerca de 45 minutos, até ao ponto de observação a uma altitude de mais de 3000 metros, onde a vista é muito bonita. A aventura continua, mais cerca de 30 minutos, percorrendo os últimos degraus até ao mosteiro. É um local de beleza indescritível e de peregrinação popular nos Himalaias. À tarde, passeio para explorar as principais ruas de Paro. Admire a arquitetura típica do Butão, cruze-se com os monges e testemunhe a tranquilidade dos habitantes locais, verdadeiros embaixadores dos costumes nacionais. Almoço durante o percurso. Jantar e alojamento.
14º e 15º DIA PA – PARO / KATHMANDU / …
Pequeno-almoço. Em hora a combinar, transfer ao aeroporto de Paro e embarque em voo com destino ao Kathmandu. Chegada, formalidades aduaneiras e recolha de bagagem. Novas formalidades de embarque, agora em voo com destino à sua cidade de origem, via cidade(s) conexão). Fim dos nossos serviços.
Tarifa base Qatar Airways em classe T. Taxas de aeroporto (sujeitas a alterações) no valor de 551€.
Em caso de não disponibilidade desta companhia ou classes serão sempre dadas alternativas de voos de acordo com a melhor solução encontrada à data do pedido de reserva
Suplementos aéreos sujeitos a alteração no momento de reserva. Os voos selecionados poderão não incluir bagagem de porão.
Minimo 2 participantes
Nota: 3ª pessoa sem redução e apenas possível em cama extra de quartos duplos. Não aconselhável a 3 adultos.
Voos Pokhara / Kathmandu / Paro / Kathmandu da responsabilidade do agente local, sujeitos a disponibilidade
Serviços incluídos Nepal:
- Pequeno-almoço, 2 almoços e 6 jantares (sem bebidas)
- Transfers com motorista
- Entradas nos locais de visita
- Safari no Parque Nacional com guia em inglês em veículo partilhado
- Passeio de barco em Pokhara
- Guia acompanhante em espanhol em Kathmandu
- Guia acompanhante em inglês em Chitwan e Pokhara
- Todas as taxas e portagens aplicáveis à data (sujeitas a alterações sem aviso prévio)
Serviços incluídos Butão:
- Alojamento em quarto duplo conforme o programa, em regime de alojamento e pensão completa. Almoço em restaurante local;
- Transfers de chegada e saída, visitas, etc., com transporte em veículo com ar condicionado;
- Todas as entradas incluídas no itinerário;
- Serviços de guia local de língua inglesa nos locais de visita;
- Visto de entrada no Butão;
- Taxas governamentais e suplementos reais;
- 01 garrafa de água mineral por pessoa por dia;
- Todos os impostos e portagens aplicáveis à data (sujeito a alterações sem aviso prévio).
VISTO não incluído:
Nepal - Obtido no aeroporto de Kathmandu. É necessário levar 1 foto – preço orientativo 30 USD.
Taxa de saída do aeroporto de Katmandu com pagamento local – valor orientativo 11 USD.